segunda-feira, 23 de novembro de 2009
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento é o assunto do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial. Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter idéias novas – e ser inovador é tornar úteis estas idéias novas.Exemplo de empresa onde o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de 37 bilhões de dólares e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente 300 bilhões de dólares. “Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa”, ressalta Heitor Pereira, presidente da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público. As empresas, portanto, perceberam que o conhecimento tornou-se mais um recurso estratégico para competir no mercado. Por causa disso, elas precisam manter dentro da organização todo o conhecimento que cada um de seus empregados tem – mesmo que esse funcionário venha a mudar de emprego. É neste sentido que as práticas de Gestão do Conhecimento são cada vez mais aplicadas pelas empresas. Tais práticas incluem a criação e aplicação do conhecimento, visando a inovação nos produtos, serviços e métodos de gestão; a organização do conhecimento através de sistemas de informação; a disseminação, compartilhamento e retenção do conhecimento entre as pessoas atuantes na organização; e a proteção do conhecimento como parte do capital intelectual da empresa.No final de setembro, entre os dias 23 e 25, a SBGC vai realizar em Salvador o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento – KM BRASIL 2009. É a primeira vez, em oito anos, que o Congresso não será realizado em São Paulo.O KM Brasil 2009 vai reunir os principais acadêmicos e executivos brasileiros do setor, para discutir o que há de mais novo nestas práticas de Gestão do Conhecimento. As palestras incluem temas como inovação, redes sociais, sustentabilidade, competitividade, gestão de pessoas, entre outras questões gerenciais pertinentes ao conhecimento organizacional. Para abordar estes temas, a SBGC convidou palestrantes internacionais e brasileiros com experiência e conhecimento profundo nos conceitos e práticas de Gestão do Conhecimento.Segundo o presidente da SBGC, neste congresso será possível discutir e entender como as empresas brasileiras estão evoluindo estas práticas no contexto da crise econômica. O congresso também vai demonstrar como muitas empresas estão conseguindo superar as dificuldades do mercado através de inovações gerenciais e práticas de Gestão do Conhecimento. “No Brasil, já temos muitos casos bem sucedidos destas práticas para compartilhar entre empresas e profissionais”, diz Heitor Pereira.Ele ressalta que, ao realizar este primeiro Congresso na região Nordeste, a SBGC pretende também levar a oportunidade de os profissionais e acadêmicos da região se atualizarem nas últimas práticas de gestão empresarial. “As instituições do setor privado e público da Bahia compreenderam nossa proposta e estão se mobilizando para tornar o KM Brasil um evento bem sucedido. Temos a expectativa de recebermos cerca de 800 participantes, do Nordeste e demais regiões do País”, salientou.
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