segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O sucesso de Walt Disney



Um dos mais importantes elementos para o sucesso de Walt Disney foi, a sua
capacidade de explorar algo a partir de várias posições perceptivas diferentes. Na
medida em que possibilitou relacionar o gênio criativo com o apelo popular, e uma
gestão de negócios bem sucedida. O sucesso de Walt Disney está ao seu
alcance.
Nas palavras de um de seus funcionários, "- havia três Walts: O sonhador, o
realista e o desmancha-prazeres. Era impossível dizer qual deles iria participar da
reunião". Os pesquisadores afirmam que, esse foi um dos mais importantes
elementos para o enorme sucesso de Disney. A sua capacidade de explorar algo
a partir de várias posições perceptivas diferentes. Na medida em que possibilitou
relacionar o gênio criativo com o apelo popular, e uma gestão de negócios bem
sucedida.
Viajar para os Estados Unidos e conhecer a Disneylândia foi, sem dúvida, o
grande sonho da minha infância. Eu desejava viver no deslumbrante mundo de
fantasias, criado por Walt Disney, onde só existiam pântanos, crocodilos e outros
bichos. E o realizei! Mas, já era crescidinho e, estava na companhia de minha
esposa. Foi um dos prêmios de vendas que ganhei em minha carreira.
O hotel em que ficamos hospedados pertence ao complexo Disney e, é
encantador e luxuoso. Com um lago em frente aos apartamentos e vista para o
Magic Kindon. Para onde nos deslocamos com o monorail, que é um metrô de
superfície que passa por dentro desse hotel. E, faz o trajeto pelos muitos parques
e atrações que lá existem.
Depois que nos divertimos bastante, passeando e brincando no Reino Mágico,
decidimos conhecer outros lugares. Mas, o passaporte que comprovava nosso
direito de acesso fora recolhido na entrada deste. Então, procuramos um
funcionário. Ele usou uma pistola, para aplicar algo em nosso braço. E, disse que
seria o suficiente. O que me incomodou, porque eu não percebi qualquer resultado
aparente.
Os elementos da estratégia mental de Disney são componentes básicos em
qualquer planejamento eficaz: o Sonhador para formular novas idéias e objetivos.
O Realista para transformar as idéias em algo concreto. E, o Crítico como filtro e
melhoria contínua.
Mas a maneira específica como ele os utilizava e coordenava, é que fazem a
diferença. Eis como Disney os descreve:
“O criador de histórias deve enxergar claramente na sua mente como cada
segmento do controle dessa história será colocado. Ele deve sentir cada
expressão, cada reação. Ele deve distanciar-se da sua história para poder olhá-la
com outros olhos... observando se existe alguma fase morta... vendo se as
personalidades serão interessantes e atraentes para o público. Ele também deve
tentar ver e fazer com que as ações das suas personagens sejam interessantes".
A primeira parte da descrição focaliza a relação sonhador-realista. E, os "outros
olhos" são do desmancha-prazeres, o crítico.
Quando entramos no próximo parque - eureka! - compreendi o processo. E, era
tão simples! A tal pistola deixa partículas magnéticas na pele, que durante um
certo número de horas, podem ser captadas pelo aparelho que existe na entrada.
Dispensando o uso de tíquetes de ingresso e, evitando transtornos com perdas e
roubos.
Então tudo ficou claro, e percebi o meu equívoco. Compreendendo a reação das
pessoas, ao verem o funcionário do parque esforçando-se para convencer-me. A
visão delas estava mais ampliada que a minha. Porque já tinham usado a pistola
antes e, sabiam que funcionava perfeitamente.
Segundo o pesquisador Robert Dilts, no ciclo criativo de Disney, o Sonhador
assume o papel de visionário. Que vê o filme completo e acredita que qualquer
coisa é possível. (O que você deseja? Qual é a recompensa?)
O Realista é voltado para a ação, em etapas de curto prazo. E, age "como se" o
objetivo fosse possível.(O que você fará para atingir este objetivo? Como você vai
saber que o atingiu?)
O Crítico é lógico, evita problemas indo atrás do que está faltando. E, pergunta,"e
se" surgirem problemas?
Uma das vantagens dessa estratégia, em minha opinião, é nos sentirmos mais
seguros para criar e ousar. Ao planejarmos nossos negócios e outros assuntos.
Seja, uma empresa, um web site, a estratégia de vendas, uma campanha
promocional, projetos e apresentações, por exemplo.
Mas, eu posso compreender se você pensar diferente. Cuidado, apenas para não
exagerar e perder tempo, ao invés de experimentar. Porque, se eu não tivesse
decidido confiar naquelas pessoas, com costumes e língua diferente, teria me
prejudicado. E, deixado de aproveitar outros dois parques que conhecemos
naquele dia. O Epcote Center e Universal Stúdios. Foi maravilhoso!
Roberto Vieira Ribeiro, Administrador de Empresas com Especialização em Informática;
Neurolingüísta e Pós-Graduado em Marketing.
Palestrante, Consultor, Instrutor e diretor da Motivação e Resultados, que atua em
Consultoria de Vendas, Desenvolvimento, Reformulação e Implantação de Programas de
Treinamento Pré-Comportamental, Comportamental e Técnicos, para todos os níveis das
empresas.

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